quinta-feira, 21 de março de 2013

Jane Austen - apaixonando por um estilo

Posso dizer que estou viciada nos romances de Jane Austen... Não que eu tenha lido muitos de seus romances, pois li até agora somente Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade, porém com o planejamento de ler todos (o próximo de minha lista sendo Mansfield Park).


E por que então resolvi escrever sobre estes romances antes de ler todos? Porque meu objetivo não era comentar todos os livros escritos pela Miss Austen, mas compartilhar a minha empolgação em conhecê-los! Ela me traz casais, não perfeitos, mas personagens complexos em seus comportamentos e situações. A época escrita também me atrai, por motivos a mim desconhecidos...


Eu resolvi ler Jane Austen, primeiramente, graças ao filme Orgulho e Preconceito de 2005. Não sei explicar novamente o motivo, porém vi e revi várias vezes o filme no Netflix me dando grandes motivações para ler o livro, o qual sempre há mais fatos e situações do que as demostradas no filme. E eu AMEI o livro, muito mais do que o filme em que eu já estava viciada. Coloquei, então, como meta ler Razão e Sensibilidade (que não me decepcionou nem um pouco) enquanto via os filmes: Emma e O Palácio das Ilusões (Mansfield Park). Depois disso me apaixonei de tal modo que assisti O Clube de Leitura da Jane Austen, o qual estava passando na TV, Noiva e Preconceito (o qual amei demais!!! e é a foto a direita), Amor e Inocência...

Ainda tendo como metas: ver Persuasão, porém não sei se espero para assistir depois de eu ler o livro antes, assistindo online a minisserie da BBC Orgulho e Preconceito, planejando assistir o filme Razão e Sensibilidade e procurando todos os filmes e sites baseados nos romances de Jane Austen!


Penso, com isso, como é engraçado o modo como podemos nos apaixonar por um estilo, não só de escrita, como de música, filme, artista. Podemos nos identificar com o conteúdo de tal forma que nem mesmo sabemos ao certo o motivo da paixão e nem da identificação. Deixamos então nos levar pela obsessão, nos divertir e nos emocionar com ela.

Neste caso: Um brinde a Jane Austen, por me fazer encontrar uma nova paixão!

Um abraço e até a próxima!

4 comentários:

  1. Brindemos juntas: A Jane Austen e sua escrita tão viva!
    E beijinhos para as Violetas Ensolaradas...

    ResponderExcluir
  2. Persuasão é PERFEITO. E leia Emma também ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li Persuasão e Manfield Park, perfeitos em tudo. Vou ler agora Emma! Obrigada pela dica!!
      Beijos

      Excluir