segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Mitologia: Perséfone




Perséfone é filha de Zeus e Deméter, deusa da agricultura e colheita, e é dona de uma grande beleza, causando inveja em até mesmo Afrodite. Um dia Perséfone estava colhendo flores quando foi surpreendida por Hades que encantado com a beleza da moça, resolveu leva - lá para o seu reino no submundo. Enquanto estava lá, Perséfone se recusava  a comer qualquer coisa que Hades a oferece-se.
            Deméter acaba ficando deprimida e para de cuidar da colheita, causando a falta de alimentos e a morte das plantações. Zeus, depois de descobrir que Perséfone estava no submundo, ordena que Hades a leve de volta a sua mãe. Entretanto, Perséfone havia comido uma semente de romã, e concluiu-se que ela não tinha rejeitado Hades. Os deuses então fizeram um acordo: ela passaria metade do ano com Hades, onde seria a sombria Perséfone, a rainha do submundo, e outra metade com sua mãe, onde seria a eterna adolescente Koré. 
          O tempo que Perséfone fica no submundo seria o inverno e o o outono, quando sua mãe está triste e não cuida das plantações. Já a primavera e o verão seriam quando Perséfone, Koré, volta para sua mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário