terça-feira, 17 de abril de 2012

Mitologia: Áries

21 de março a 20 de abril

Em Iolco, o rei Éson foi destronado pelo irmão Pélias. Para não perder o trono que acabara de ganhar, ele manda matar o sobrinho Jasão. Sabendo que a criança não sobreviveria muito tempo, Pélias manda Jasão para o exílio sob os cuidados do centauro Quirão.
Aos vinte anos, depois de ser treinado e educado pelo centauro, Jasão volta a Iolco para tomar o trono que era seu por direto. Ele chega em Iolco vestindo uma pele de pantera e calçando apenas uma sandália, pois a outra se perdeu no rio. Pélias sabia então do perigo, pois um oraculo o havia avisado sobre a ameaça de um estranho de um pé descalço. Pélias diz que daria o trono ao sobrinho se ele fizesse uma tarefa que julgava impossível: pegar o Velocino de Ouro que estava na posse de rei Eetes.
O Velocino era um tesouro inigualável, uma preciosidade. Ele fora retirado de um carneiro dourado que corria, nadava e voava como ninguém. Esse carneiro foi oferecido a Hermes para que ele ajudasse a salvar duas crianças, Frixo e Hele, da ira da madrasta, mas só Hele ficou a salvo e como agradecimento aos deuses ele sacrificou o carneiro e deu sua pele a Eetes como pagamento pelo abrigo.
Jasão aceita o acordo e navega até Cólquia no navio Argo acompanho de vários outros heróis e semideuses como Hércules, Pólux e Castor. Quando os Argonautas chegam a Cólquia, Eetes diz que daria o Velocino a Jasão se ele cumprisse duas tarefas: arar a terra usando dois touros de narinas fumegantes e cascos de ferro e semear os dentes do dragão de Cadmo, dos quais nasceriam gigantes que Jasão deveria derrotar, e tinha que fazer tudo em apenas um dia.
Para realizar as tarefas Jasão teve a ajuda da filha de Eetes, Medéia, uma feiticeira que falava para Jasão o que ele deveria fazer, além de estar perdidamente apaixonada pelo herói. Eetes não acredita que Jasão foi capaz de realizar tais tarefas e se recusa a dar o Velocino, mas Médeia novamente ajuda Jasão e rouba o Velocino fazendo com que o dragão que o protegia adormecesse.
Eles fogem da ilha de Cólquia abordo do Argo e como honra ao feito de Jasão o carneiro dourado foi eternizado na constelação de Áries.

Nenhum comentário:

Postar um comentário